Além do que a minha Organização poderá fazer neste âmbito,
COMO POSSO EVITAR ENTRAR NUMA SITUAÇÃO DE BURNOUT ?
Rentabilizar micro momentos para nos conectarmos connosco. Aproveitar os momentos de higiene das mãos (ou aqueles em que lavamos os dentes, preparamos o refeições ou esperamos que o portão da garagem abra) como uma oportunidade para ganhar consciência e regular as nossas emoções: concentrarmo-nos na nossa respiração, no nosso corpo, nos nossos sentimentos e tentar visualizar a tranquilidade e empatia que queremos levar para o momento
seguinte.
Dar nome ao que estamos a sentir. Sempre que algo nos perturba de alguma forma, podemos parar e dedicar um momento a perceber o que estamos a sentir e a dar-lhe um nome – estamos zangados? Preocupados? Sobrecarregados? Exaustos? Nomear e ganhar consciência sobre como nos estamos a sentir contribui para sermos mais capazes de gerir essa emoção.
Três coisas boas. Pensar, escrever ou partilhar com alguém três coisas boas que nos aconteceram durante o dia, pelas quais estamos gratos ou que, simplesmente, nos fizeram sentir bem.
Pedir ajuda. Se está constantemente ansioso, se se sente exausto e não consegue manter o seu funcionamento habitual, na sua vida pessoal ou profissional, procure a ajuda de um Psicólogo.