TELETRABALHO

Durante a pandemia COVID-19, o teletrabalho tornou-se uma realidade para milhões de organizações, líderes e trabalhadores em todo o mundo.

lines

O teletrabalho pode representar algumas vantagens (por exemplo, melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e mais flexibilidade na gestão do horário), mas também desvantagens (por exemplo, aumento das jornadas e do volume de trabalho e maior isolamento social e profissional).

Por isso, é importante facilitar o ajustamento a novas rotinas de (tele)trabalho e estar atento à Saúde Psicológica e ao Bem-Estar.

Sugerimos um conjunto de recomendações dirigidas aos trabalhadores nesta situação:

  • Reconheça as dificuldades de adaptação ao regime de teletrabalho. Actualmente o teletrabalho implica não só misturar espaço de trabalho com espaço pessoal e de lazer e estar longe das habituais dinâmicas sociais e laborais mas também frequentemente ter de gerir simultaneamente dinâmicas familiares não usuais sobretudo se tiver filhos menores de idade ou seniores a seu cuidado (por exemplo em períodos de isolamento).
  • Saiba que é natural sentir-se stressado cansado frustrado e sobrecarregado. Confie na sua capacidade para lidar e ultrapassar esses sentimentos lembrando-se de situações em que já o fez no passado. O autocuidado e o humor podem ser boas estratégias para enfrentar com resiliência esta situação.
  • Defina o seu espaço de trabalho. Escolha um espaço em casa para trabalhar – pode ser um escritório (se tiver essa possibilidade) ou uma secretária numa divisão da casa que lhe permita estar o mais separado possível de ruídos ou actividades domésticas. Assegure que o espaço é confortável. Personalize esse espaço e assegure que nele tem tudo o que necessita para trabalhar.
  • Respeite as regras da ergonomia. Mantenha o monitor a uma distância entre 45 a 70 centímetros e à altura dos seus olhos. Procure descansar a vista olhando pela janela ou para outros objectos relativamente distantes evitando estar mais do que duas horas seguidas a olhar para o computador. Mantenha ambos os pés no chão e utilize as costas da cadeira para manter uma postura direita e apoiada (esta posição contribui para a distribuição do peso para o relaxamento muscular e facilita a circulação sanguínea).
  • Estabeleça e cumpra objectivos e limites. Os estudos indicam que os trabalhadores tendem a trabalhar mais horas quanto trabalham remotamente (porque sentem que “devem” trabalhar mais horas para mostrar que estão efectivamente a trabalhar e a ser produtivos). Muitas vezes esta situação acontece porque é difícil estabelecer horários rigorosos quando se trabalha em casa. Defina um horário de trabalho concreto e objectivos diários de realização de tarefas. Procure respeitar o horário definido e não mantenha o computador ligado no final da jornada. Partilhe e negoceie horários e objectivos com os colegas de trabalho e com os elementos da família.
  • Planeie um ritual simples para começar e terminar o seu dia de trabalho para que seja mais fácil entrar e sair no “modo de trabalho”. Na ausência dos “sinais” habituais de que iniciámos ou terminámos o dia de trabalho (ex. viagem para e do local de trabalho paragem no supermercado no café ou no ginásio) é importante arranjar outras formas que marquem o início e o fim do dia de trabalho.
  • Respeite os momentos de pausa e a necessidade de autocuidado. Crie e cumpra pequenas pausas ao longo do dia e momentos para relaxar livres de informação para que possa recarregar baterias (ex. ver a sua série favorita).
  • Valorize o trabalho em equipa. Trabalhar remotamente não significa trabalhar sozinho. Se trabalha em equipa defina com os colegas um plano de comunicação (forma de comunicação frequência). Existem muitas ferramentas digitais disponíveis que facilitam o teletrabalho em equipa. Estabeleça um plano de comunicação alternativo no caso de dificuldades com o programa utilizado ou má conexão. Partilhem experiências e dificuldades apoiando-se mutuamente.
  • Não se isole reforce o contacto com colegas. Combinem um “café à distância” ou um “almoço à distância”. Continue a alimentar momentos informais com colegas e tente traduzir para o ambiente online as dinâmicas normais do seu local de trabalho (ex. celebrar os aniversários happy hour à sexta-feira).
  • Movimente-se faça exercício físico e uma alimentação saudável. Tal como se estivesse no seu local de trabalho lembre-se que não deve permanecer demasiado tempo sentado na mesma posição. Faça pequenas pausas para se levantar e andar um pouco. Procure manter uma rotina de exercício físico. E respeite os horários das refeições fazendo escolhas alimentares saudáveis.
  • Valorize o seu trabalho. Tire alguns minutos todos os dias para reflectir sobre a natureza do seu trabalho e sobre o seu contributo. Independentemente da sua ocupação pense no quanto é importante para si para a sua organização e para toda a sociedade que continue a trabalhar.