COACHING PSICOLÓGICO

O COACHING PSICOLÓGICO é uma atividade que pode ser entendida como a aplicação sistemática da ciência comportamental baseada em evidências à melhoria da experiência de vida, do desempenho no trabalho e do bem-estar das pessoas, grupos e organizações.

Imagem: o papel dos psicologos

O Coaching Psicológico: 

  • Situa-se na intersecção da Psicologia Clínica, do Desporto, Organizacional e da Saúde.
  • Baseia-se em aspetos da teoria e da prática psicológicas e nas abordagens de educação de adultos/as, podendo ser aplicado com base em modelos psicodinâmicos, sistémicos, cognitivo-comportamentais e humanistas.
  • Utiliza um conjunto de estratégias psicológicas de eficácia comprovada, cujo objetivo é contribuir para a motivação, a reflexão, o compromisso, o estabelecimento de objetivos, a tomada de decisões, a melhoria das relações interpessoais em vários contextos vida, nomeadamente, o trabalho.
  • Consiste em promover o potencial de alguém, maximizando o seu desempenho e facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.
  • Não deve ser utilizado em casos onde se verifique a existência de problemas de Saúde Psicológica ou níveis muito elevados de sofrimento.

Em Portugal, existe um número indeterminado de pessoas e instituições que dizem exercer actividades de coaching. O termo foi apropriado por abordagens “ateóricas” diversas que visam, de uma forma geral, o desenvolvimento de competências e a realização de objectivos pessoais e profissionais.

No entanto, estas abordagens embora possam parecer semelhantes ao COACHING PSICOLÓGICO (porque é nele que se baseiam), não conseguirão atingir os resultados pretendidos, uma vez que:

  • Trabalham temas que fazem parte das competências dos/as Psicólogos/as (gestão do stresse; gestão dos conflitos; gestão dos relacionamentos interpessoais; desenvolvimento da regulação emocional)
  • Podem ser praticadas por profissionais não qualificados/as
  • Não são atividades reguladas
  • Não estão sujeitas a regras éticas e deontológicas.

São os conhecimentos científicos e teóricos dos/as Psicólogos/as, os seus padrões éticos e os seus contributos para a investigação que tornam o/a coaching psicológico verdadeiramente competente e eficaz.