A existência de Riscos Psicossociais pode contribuir para o desenvolvimento de problemas de Saúde Psicológica no trabalho. É frequente presumirmos que os problemas de Saúde Psicológica dos trabalhadores se desenvolvem fora do local de trabalho. No entanto, um Local de Trabalho pouco saudável causa níveis consideráveis de stresse que exacerbam ou provocam o desenvolvimento de problemas de Saúde Psicológica.
SAÚDE PSICOLÓGICA NO TRABALHO
Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho
ESTIGMA ASSOCIADO AOS
PROBLEMAS DE SAÚDE PSICOLÓGICA NO TRABALHO

O estigma associado aos problemas de Saúde Psicológica no trabalho relaciona-se com a vergonha e o preconceito de que são alvo as pessoas que experienciam problemas de Saúde Psicológica.
O estigma vem muitas vezes acompanhado de comentários ou comportamentos humilhantes que culpam ou envergonham alguém por causa de um problema de Saúde Psicológica.
Muitas pessoas possuem crenças falsas e medos não fundamentados relativamente a pessoas que experienciam um problema de Saúde Psicológica, assumindo que não serão produtivos, confiáveis ou capazes de lidar com as pressões e tarefas laborais.
Um relatório de uma organização inglesa que se debruça sobre questões relacionadas com a Saúde Psicológica, conclui que, no geral, 40% dos empregadores consideram que ter trabalhadores com problemas de Saúde Psicológica é um “risco significativo” para a sua organização.
No entanto, na realidade, 85% dos empregadores que contratam alguém com um problema de Saúde Psicológica afirmam que não se arrependem de o fazer.

Da mesma forma, …
dos empregadores receiam que os trabalhadores com problemas de Saúde Psicológica possam não ser confiáveis, quando, na realidade, mais de...
das pessoas com problemas de Saúde Psicológica recuperam totalmente e assumem os seus deveres e responsabilidade habituais no trabalho.
É necessário substituir alguns mitos relacionados com os problemas de Saúde Psicológica no trabalho por factos:
FACTO 1.
- As pessoas com um problema de Saúde Psicológica podem trabalhar. E trabalham. Podem ser bem-sucedidas e produtivas em qualquer área de trabalho. Algumas pessoas revelam o seu problema de Saúde Psicológica, outras não. Mais importante, as pessoas com problemas de Saúde Psicológica podem ter sucesso ou falhar, tal como qualquer outro colaborador;
FACTO 2.
- Os problemas de Saúde Psicológica são tratáveis. Isto significa que a maior parte das pessoas que tem um problema de Saúde Psicológica e está a ser tratada recupera bem e, muitas vezes, completamente. No entanto, devido à diversidade de factores que contribuem para o desenvolvimento de cada problema, pode ser difícil prever como, quando ou em que grau é que as pessoas vão melhorar;
FACTO 3.
- As pessoas com problemas de Saúde Psicológica vivem e trabalham nas nossas comunidades. Grande parte das pessoas conseguem lidar bem com o seu problema, sem que ele impacte significativamente a sua vida pessoal ou profissional, enquanto outras precisam de ajuda para minimizar este impacto;
FACTO 4.
- As pessoas com problemas de Saúde Psicológica têm as mesmas capacidades intelectuais que todas as outras pessoas. Ter um problema de Saúde Psicológica não significa perda de capacidade intelectual. Contudo, alguns sintomas e medicações associadas aos problemas de Saúde Psicológica podem afectar a capacidade de concentração, processamento ou recordação da informação.
As atitudes que adoptamos relativamente à Saúde Psicológica podem fazer uma grande diferença nas organizações, nomeadamente para os trabalhadores que experienciam problemas de Saúde Psicológica.
A qualidade da cultura organizacional, no que diz respeito à Saúde Psicológica e ao estigma a ela associado, mede-se também pelo estilo de comunicação, os recursos disponíveis, as políticas e programas implementados, e os comportamentos modelados pelos líderes da organização relativamente aos problemas de Saúde Psicológica
OS EMPREGADOS A
TEMPO INTEIRO EM
PORTUGAL TRABALHAM
MAIS HORAS DO QUE A
MÉDIA EUROPEIA

PROBLEMAS DE SAÚDE PSICOLÓGICA NO TRABALHO
Alguns factos e números que nos podem surpreender:
IDENTIFICAR PROBLEMAS
DE SAÚDE PSICOLÓGICA NO TRABALHO

Responder e lidar com os problemas de Saúde Psicológica no Local de Trabalho pode ser complexo. Nem sempre é claro nem fácil identificar as pessoas que experienciam este tipo de problemas.
Como é que os problemas de Saúde Psicológica se manifestam no trabalho?

- Um colaborador focado, enérgico e orientado para resultados começa a chegar tarde, parece desorganizado e letárgico, torna-se menos produtivo;
- De repente, um colaborador começa a passar muito mais tempo no escritório do que era habitual. Parece estranhamente confiante sobre as suas competências e menos cooperante do que era costume;
- Um colaborador que, durante anos, raramente faltou e era um “jogador de equipa” apreciado pelos colegas tem tido recentemente muitas ausências. Os colegas notam que está mais isolado e pouco comunicativo;
- Um colaborador ausenta-se com frequência, tem tido dificuldade em concentrar-se no trabalho e há três meses que não consegue atingir os objectivos e padrões de desempenho desejáveis.
Outros sinais podem indicar que existem problemas de Saúde Psicológica:
- Mudanças significativas do humor ou do comportamento;
- Mudanças nos hábitos de sono e alimentação;
- Diminuição da auto-estima e da autoconfiança;
- Falta de motivação ou desinteresse aparente em actividades habituais;
- Falta de concentração, de atenção ou memória;
- Isolamento ou dificuldade no contacto social;
- Negligenciar os cuidados pessoais;
- Comportamentos inadequados;
- Aumento do uso de álcool ou outras substâncias;
- Chegar tarde consistentemente;
- Ausências frequentes;
- Falta de cooperação ou dificuldade em relacionar-se com os outros;
- Diminuição da produtividade;
- Queixas frequentes de cansaço e dores sem explicação.

É preciso notar que um colaborador que apresenta algum ou alguns destes sinais pode simplesmente estar a ter um “mau dia” ou uma “má semana”. Ou ainda estar a passar por uma fase menos boa na sua vida pessoal. No entanto, um padrão persistente destes comportamentos ou uma alteração súbita daquela que é a forma habitual de agir do colaborador pode indicar que precisa de apoio.
Mesmo tendo um problema de Saúde Psicológica, isso não equivale, automaticamente a um mau desempenho. Muitas pessoas com problemas de Saúde Psicológica têm um bom desempenho. É necessário considerar ainda que a manifestação dos problemas de Saúde Psicológica pode flutuar da mesma forma que os problemas de Saúde Física – “uns dias melhor, outros dias, pior”.
Na realidade, muitas vezes, as pessoas que têm um problema de Saúde Psicológica não estão suficientemente doentes para ficarem em casa, mas também não estão suficientemente bem para estarem a trabalhar a 100%. Aparecem para trabalhar, estão presentes em corpo, mas não em espírito (presentismo). O seu comportamento pode ser difícil. E nem sempre é fácil saber como responder – quer profissionalmente, quer pessoalmente.
Quer tenhamos um problema de Saúde Psicológica, quer sejamos colegas ou empregadores de alguém com este tipo de problemas, a questão permanece: como podemos gerir os problemas de Saúde Psicológica no local de trabalho?